segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como disse o assunto agora é COSPLAY!

Vamos agora saber um pouco mais sobre esses Otakus que gostam de "serem" seus personagens preferidos.

Mais o que é Cosplay ?


Este hobby teve inicio nos Estados Unidos, na época de 1939, durante um evento de ficção cientifica chamado WorldCon. Neste evento surgiram as duas primeiras pessoas caracterizadas (corajosos!), uma das roupas era de um piloto espacial e a outra, um vestido baseado no filme “Things to Come” (“Daqui a Cem anos”, em português - filme de ficção cientifica).


Veja abaixo imagens dos primórdios do cosplay:





                                                     


Foi então em 1984, que Nobuyuki Takahashi, visitando a WorldCon daquele ano, viu pela primeira vez pessoas fantasias interpretando seus personagens e achou tão interessante que passou a divulgar essa prática nas revistas japonesas, com um novo nome: cosplay. E desde então, esse hobby passou a ser praticado e divulgado por todo o Japão, tornando-se tão popular que até mesmo passaram a existir lojas especializadas (Viva Akihabara!) e até mesmo “cosplayers profissionais”.

Como “Fan Costuming’ foi renomeado para “Cosplay” e com o inicio da expansão de animes e mangás nos EUA, a impressão foi que a origem da caracterização deu-se no Japão, mas na verdade no próprio país norte americano essa já era uma prática comum há muito tempo e acabou-se dividindo em duas maneiras diferentes: “Cosplay” tratava-se de pessoas fantasias de personagens de origem de animes e mangás, enquanto “Costume” para os trajes de ficção cientifica.

No Brasil o hobby teve inicio por volta de 1996, no primeiro evento relacionado à cultura pop japonesa, o Mangá Con, em São Paulo. Nesta mesma época era comum a exibição de animes na TV aberta, entre eles Sailor Moon e Guerreiras Mágicas de Rayearth por exemplo.







                                                               
Hoje dia e cada vez mais o Cosplay vem evoluindo e se tornado mais profissional. Abaixo coloquei algumas fotos de comparação do anime/manga para o Cosplayer.








                                    Ulquiorra Schifer - Bleach (anime)



                   


                                                   
                                   Asuka - Neon Genesis Evangelio (Anime)





E de games tambem temos cosplay:



                                      Samus - Super Metroid (SNES - Game)


                                                   


Em nosso próximo post falaremos sobre a pesquisa de campo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário