terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que une os Otakus ?

Como foi dito anteriormente a palavra Otaku tem vários significados, dentro de cada cultura. No Brasil é um termo mais ameno e menos discutido do que em alguns outros paises ( Como no Japão e Australia por exemplo), então como estamos tratando do grupo social auto-denominado otakus no Brasil vamos falar sempre sobre eles. Para começar devemos ver que existem muitos tipos de otakus e com isso diferentes razões para se unirem :

- anime otaku : animação japonesa
- manga otaku : histórias em quadrinhos
- pasokon otaku : computadores
- gēmu otaku : videogames
- tetsudō otaku : miniaturas, como trens de brinquedo
- gunji otaku : armas e coisas militares
- auto otaku ou jidosha otaku : carros, em especial os kei-jidosha e demais modelos destinados ao mercado interno japonês
- dattebayo otaku : wels e coisas estranhas

Observação: No Brasil, se proliferou o dattebayonismo, espécie de otaku especializado no seriado Naruto, inspirado nas ações de seu idealizador, Welington Z. As reuniões dos aficionados, geralmente fantasiados, também levam em conta a fidelidade a aparência física e sobretudo a linguagem própria do seriado japonês exibido pela TV Tokyo.



Talvez no Brasil o que mais vemos e reconhecemos sejam os Anime/Manga Otaku, já que o termo aqui como já dito não seja tão prejorativo e seja mais aceito pelos mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário